Como faz-se, definitivamente, a desativação da atualização automática para todo o sempre e por toda a longa eternidade?
Sabe aquele popup que aparece no canto superior direito pedido para eu atualizar o Firefox? Eu já não aguento mais aquilo. Um navegador com 15 anos de história e ainda atualiza, insuportavelmente, num período relâmpago. Se eu baixar o Firefox hoje, amanhã, provavelmente, já terei que atualizá-lo por algum problema de segurança. A minha pergunta é...
Desde que (sabe-se lá a razão) o Firefox impediu o usuário de desabilitar a atualização automática (dá a opção de verificar, mas não atualizar), o popup passou a destruir completamente a minha experiência com o Firefox. Eu só quero desabilitar a atualização automática por toda a eternidade enquanto o Planeta Terra durar no Sistema Solar. Eu jamais quero atualizá-lo. É possível? Por favor, não me digam que isso não é possível.
Alla svar (3)
Oi, o Firefox recebe atualizações sempre que necessário, seja para corrigir um errinho básico ou para evitar ataques severos. Seja por qual for o motivo, o número de atualizações que ele recebe é similar aos dos concorrentes como o Chrome e o Opera por exemplo. A diferença é que o Firefox informa o que está acontecendo. Caso queira receber menos atualizações do Firefox, recomendo o uso do Firefox ESR (Empresas e Instituições). É o mesmo Firefox, mas que recebe atualizações apenas em casos de emergência. Caso queira testar, baixe no link abaixo:
https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/mude-para-o-firefox-extended-support-release-esr
Obrigado pela sua atenção. Então, posso concluir com isso que não existe maneira de desativar a atualização automática desse navegador, a não ser que eu instale outra versão dele... Ou seja, é impossível desativar o popup de notificação. É isso mesmo?
Postarei aqui a solução, caso alguém queira implementá-la. Finalmente, depois de algumas tentativas, eu consegui bloquear a atualização automática.
Há alguns passos...
1) Adicionar ao arquivo hosts os seguintes endereços (isso também pode ser feito pelo seu firewall):
aus5.mozilla.com, aus5.mozilla.net, aus5.mozilla.org, download.cdn.mozilla.com, download.cdn.mozilla.net, download.cdn.mozilla.org, download.mozilla.com, download.mozilla.net, download.mozilla.org
2) Pelo firewall, impedir o Firefox de acessar portas acima de 52500 para qualquer endereço que contenha o termo "mozilla".
3) Apagar o conteúdo da pasta "C:\ProgramData\Mozilla\updates\" e, no lugar dela, criar um arquivo homônimo vazio, com a propriedade "somente leitura". Isso impede o Firefox de recriar a pasta e salvar as atualizações.
4) Usar as diretivas de segurança do Windows para impedir o executável "updater.exe" de ser acessado. Ele se encontra na mesma pasta do executável principal do Firefox (firefox.exe).
Depois disso, esse navegador imprestável nunca mais, nunca mais mesmo, em nenhuma hipótese, irá se atualizar sozinho. O Firefox voltará a se comportar como um navegador decente. Nunca mais a maldita janela popup irá aparecer outra vez. Isso não atrapalhará o funcionamento (e atualização) normal das extensões, ou seja, a única razão para alguém ainda ter esse navegador instalado (as extensões exclusivas dele).